Tecle ENTER para pesquisar ou ESC para sair

Programa de Compliance

Mensagem do Presidente

Com a Implantação do nosso Programa de Compliance, o Sistema FIEB reforça seu compromisso com a ética, transparência e integridade. As práticas de Compliance inseridas no modelo de gestão zelam pelos valores pessoais dos colaboradores, conselheiros, diretores, fornecedores, clientes e parceiros.

Nesse sentido, a integridade, a conformidade e os controles internos estão presentes na nossa organização, visando assegurar a longevidade dos negócios e preservar a imagem e a reputação da FIEB, SENAI, SESI, IEL e CIEB, tendo a confiança como o seu principal alicerce.

Governança

A concepção do Programa de Compliance, visa promover a modernização e adaptabilidade da Governança Corporativa às melhores práticas de Compliance e Gerenciamento de Riscos, contribuindo com a sustentabilidade e longevidade dos negócios do Sistema FIEB. 

As entidades do Sistema FIEB buscam aperfeiçoar o seu sistema de gestão, atuando em convergência com as melhores práticas de governança corporativa, pautadas nos princípios da transparência, equidade e respeito para com as partes interessadas, levando a efeito a prestação de contas (accountability) e a responsabilidade corporativa.

Programa de Compliance

Conjunto de estruturas e procedimentos para o cumprimento às exigências legais, normativas e éticas com o objetivo de prevenção, detecção e resposta frente a ocorrência de condutas irregulares que contrariem os preceitos do Código de Conduta Ética, das normas, das Políticas, dos processos internos, da Lei Anticorrupção e das legislações direcionadas ao negócio nas relações entre público interno, público externo e demais partes relacionadas com as entidades que compõem o Sistema FIEB.

Organograma Governança do Programa de Compliance

Comitê de Conformidade

O Comitê de Controles Internos e Compliance é um órgão de caráter permanente de assessoramento, que tem por objetivo garantir a atuação das Entidades do Sistema FIEB, em aderência as normas internas e externas aplicáveis às suas atividades, primando pela adoção de políticas e medidas voltadas ao aprimoramento dos controles internos, cumprimento dos padrões éticos e à gestão de riscos, em observância às boas práticas de Governança Corporativa em aderência ao Programa de Compliance.

Membros do Comitê Permanente de Controles Internos e de Compliance

Presidente
TitularSuplente
Armando Neto
Cid Vianna – Coordenador
Evandro Mazo
Leone Peter
Rodrigo Alves
Vladson Menezes
Tatiane Mascarenhas
Sara Santana
Adriana Oliveira
Luis A. Breda
Patricia Evangelista
Marcus Vehine

Agentes de Compliance

A área reporta-se a Presidência do Sistema FIEB na estrutura organizacional. 

Responsáveis pela implantação e desenvolvimento do Programa de Compliance, mediante ações voltadas para disseminação da cultura de conformidade na identificação e avaliação de riscos de Compliance; na orientação da criação e revisão das políticas e procedimentos do programa na promoção de ações de comunicação e capacitação por meio de treinamentos periódicos sobre o Código de Ética, Programa de Compliance, além de ações nas questões que envolvem combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, além da gestão do Canal de Denúncias, investigações internas e aplicação de medidas disciplinares.

Composição de 5 profissionais:

  • 1 Gerente de Controladoria e Compliance
  • 1 Coordenador de Controles Internos e Compliance
  • 3 especialistas de Controles Internos e Compliance

Função de Compliance

Atribuições
  • Gerir Programa de Compliance
  • Apoiar a elaboração do programa de treinamento
  • Disseminar cultura de integridade
  • Atuar junto ao Comitê de Ética e apoiar as apurações de irregularidades
  • Monitorar Controles Internos
  • Assessorar o Comitê de Controles Internos e Compliance
Entregas
  • Política de Compliance
  • Programas de Compliance (Integridade)
  • Matriz de Riscos de Compliance
  • Programas de treinamentos a funcionários
  • Normas e procedimentos revisados
  • Indicadores-chaves
  • Relatórios de monitoramento e exposição aos riscos de Compliance
  • Relatório de auditoriaCanal de Denúncias ativo
  • Comunicação para Alta Administração
Partes Interessadas
  • Sindicados, Diretores e Conselhos de Representantes
  • Sociedade
  • Dirigentes das Entidades
  • Fornecedores e Clientes
  • Órgãos Reguladores/CN/DN
  • Órgãos de Controle Externo
  • Conselhos Deliberativos, Fiscais e Comissões de Contas
  • Gerências e Áreas Internas


Pilares

1

Compromisso da Alta Administração

2

Avaliação de Riscos

3

Código de Conduta Ética e Políticas

4

Comunicação Treinamento e Cultura

5

Controles Internos

6

Canal de Denúncias /Investigações Internas

7

Due Diligence /Monitoramento /Auditoria

Clique aqui​ para visualizar a cartilha do Programa de Compliance​​

Clique aqui​ para visualizar o Código de Conduta Ética​​

Clique aqui​ para visualizar as Políticas de Compliance.

Canal de Denúncia

O Sistema FIEB conduz suas atividades de forma ética, defendendo os princípios fundamentais de respeito à transparência e integridade. Assim, disponibilizamos o Canal de Ética para que o usuário possa esclarecer dúvidas e relatar desvios de conduta, atos de fraude, corrupção, violações a Leis, ao Código de Ética e Conduta, as políticas internas e e demais situações não condizentes ao Programa de Compliance.

O Canal de Ética é administrado internamente pelo Sistema FIEB e são preservados a confidencialidade das suas informações, o anonimato e não retaliação dos denunciantes.

As comunicações de violação deverão ser feitas no Canal de Denúncia, acesse aqui.

Clique aqui​ para visualizar o Código de Conduta Ética​​

Prestando Contas à Sociedade

Os princípios da governança corporativa atrelado ao programa de Compliance encontra sua correlação no sentido de tornar sua conduta cotidiana, as informações e os dados divulgados decorrentes da relação interna, com terceiros e fornecedores, acessíveis nessa relação bem como fidedignos. Assim, o Sistema FIEB, pautado nos seus Valores, se compromete a continuar prestando contas à sociedade, divulgando seus atos e resultados com transparência e responsabilidade.

Relacionamento com Órgãos (Regulamentadores/Fiscalizadores)

Os relacionamentos com os órgãos regulamentadores e fiscalizadores do Sistema FIEB estão pautados nos princípios de transparência e integridade que também norteiam a gestão do Programa de Compliance, estabelecendo políticas direcionadoras de conduta, além de serem submetidas a auditorias encaminhadas por esses órgãos, validando as prestações de contas e demais processos internos.

Portal da Transparência

Instituído pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso aberto, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é administrado. De igual forma, o SESI e SENAI possuem seus próprios Sites da Transparência dando sequência ao princípio sistêmico e orgânico.

Comunicação, Treinamento e Cultura

O Sistema FIEB conta com um plano de comunicação e treinamento para que todos os públicos-alvos, empregados e partes relacionadas, sejam atingidos, adquiram conhecimentos, sejam motivados e se comprometam a agir de acordo com os valores e princípios éticos os quais permeiam uma estrutura efetiva de Compliance pautada nos seus pilares.